terça-feira, 29 de abril de 2014

O armazenamento de água




Um item com menor grau de discussão nos fóruns sobrevivencialistas é o armazenamento de água, item este muito importante, uma vez que basta apenas a interrupção do fornecimento de energia elétrica para que sua residência para de ser abastecida com o precioso líquido.
Cada pessoa necessita de aproximadamente 30 litros de água para beber e 30 litros de água para outros fins em quinze dias. Com base nessa quantidade, você pode a planejar o estoque de água em sua casa. Essa água poderá ser armazenada em fracos plásticos e se sua origem for duvidosa, deve acrescentar hipoclorito de sódio (água sanitária) duas gotas para cada litro, ou outros produtos comerciais, como o Hidrosteril e o Clorin, Lembrando também que a água poderá ser fervida por cinco minutos e armazenada em potes esterilizados.
Em situações de emergência poderão ser utilizados a água contida em depósitos de aquecedores (solar ou a gás) e em cisternas, a qual deverá ser purificada antes do consumo. Nestes casos deve ocorrer em sua preparação a substituição periódica desta água para evitar o acumulo de minerais e outras substâncias do equipamento.
O ideal seria que você expandisse, conforme se possível e baseado em seu consumo a capacidade de armazenamento de água para sua residência, adquirindo e instalando mais caixas d´água em sua casa.
Uma outra boa opção é fazer a captação de água de chuva (assunto para as próximas postagens), que poderá ser tratada ou aproveitada diretamente para irrigar uma horta criada por você em seu quintal, podendo ainda ser utilizada para limpeza e descarga gerando economia em sua residência.

2 comentários:

  1. Estou morando há quatro meses num sitio e vivendo da captação de água do telhado, para beber e cozinhar vou buscar onde tem um poço. Funciona, é lógico, mas a gente passa o tempo torcendo para chover!!
    Legal teu blog.

    ResponderExcluir