quarta-feira, 7 de maio de 2014

Armazenamento Básico

     Já falei anteriormente sobre o armazenamento de água e agora, neste “post” vou falar sobre o armazenamento básico de alimentos.



     Definição:
   Vamos dar atenção aos alimentos básicos que você e sua família irá consumir em um determinado período.

     O que armazenar?
     A resposta que mais uso para esta pergunta é simples você deve armazenar o que você come.

     No armazenamento básico incluo três itens:
     Arroz, massa ou outros itens que dão energia, carboidratos
     Feijão
     Carne

     Como fazer?
     Você deve mensurar o que você e sua família consome em um determinado período, para exemplificar se sua família consome uma xícara de arroz cru por dia (125g), você fará uma conta simples, armazenamento para seis meses,  125g x 180 dias = 22500g ou seja, 22,5 kg., então com 22,5 kg de arroz você já terá o primeiro item básico para seis meses.

     Segundo item básico, o feijão, da mesma forma, a partir de seu consumo diário veja  a quantidade necessária em seu armazenamento e armazene a quantidade para seis meses.
Um item que utilizo em meu armazenamento é o feijão pronto, encontrado nos mercados, em caixinhas longa vida, isso facilita muito o preparo e economiza combustível que seria gasto com o cozimento do feijão.  Uma caixinha por pessoa por dia.

     Terceiro item básico: Carne.
Este é um item em que se pode encontrar mais variedades, por exemplo temos vários enlatados, carnes, atum, feijoada, salsicha, fiambre, e outros que é de fácil armazenamento e de longa duração. A conta a ser feita é também simples uma lata por dia por pessoa ou também, você queira utilizar sardinhas em lata nesse caso duas latas por pessoa por dia. O ideal seria diversificar o máximo o seu armazenamento de carnes para que você tenha um cardápio variado durante o período. Também poderá ser utilizando embutidos, como salame, copa, também carne seca.

     Estes são os itens básicos de devem ter em seu armazenamento básico,  aconselho a quem estiver iniciando seu armazenamento a começar por estes itens, pois é muito ficar muito mais fácil iniciar seu armazenamento desta forma simples armazenando primeiro o arroz, o feijão, e em seguida a carne.

     Pensei neste método, adaptando o armazenamento a realidade brasileira onde nosso consuma básico é arroz e feijão, logicamente que ele pode ser adaptado a realidade de casa pessoa, de essa quantidade de arroz pode ser combinada com massa, tipo macarrão, fubá, farinhas, tu.do de acordo com sua realidade, o feijão, combinado ou substituído por grão de bico, lentilha, ou outros grãos de acordo com sua região ou realidade.

     A Carne pode ser combinada ou substituída por outras formas de proteína, principalmente para vegetarianosque não consomem carne. Lembre-se de armazenar itens que você consome pois o longo do tempo de validade do produtor você os consumira e irá substituindo por produtos novos, assim seu armazenamento está sempre com alimentos que durarão por anos.

       Nas próximas postagens falarei sobre o armazenamento ampliado de alimentos.

    Fique a vontade para postar duvidas e também sugestões que tiverem sobre os itens básicos de armazenamento.

5 comentários:

  1. A sugestão para a carne e fazer como antigamente mas so serviria para carne de porco e fazer a carne de lata ela dura ate 1 ano. veja como preparar nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=mOAvzSUCjME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Euler e caros amigos.

      minha avó ainda faz essa carne la lata, ela fica emergida na gordura...
      muito gostosa!

      Excluir
  2. Obrigado por lembrar de nós vegetarianos =D
    muito bom o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amigo, embora não seja vegetariano, tenho amigos que são. No mercado existem poucos produtos destinado a essas pessoas. fique a vontade para postar produtos de longa duração ou técnicas que utiliza,

      Excluir